Em uma semana, Maratona de Santa Maria supera 2,7 mil inscrições; restam poucas vagas

Em uma semana, Maratona de Santa Maria supera 2,7 mil inscrições; restam poucas vagas

Foto: Marlon Borba (Arquivo/Diário)

As inscrições para a 3ª Maratona de Santa Maria estão na reta final. Uma semana após a abertura oficial, 2,7 mil atletas já confirmaram participação na prova, que será realizada em 19 outubro. Restam poucas vagas das 3 mil disponibilizadas inicialmente. Em entrevista ao programa Papo D Esporte, da Rádio CDN 93.5 FM, desta quinta-feira (28), o secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria, Gilvan Ribeiro, destacou que a expectativa é que as vagas se esgotem até este fim de semana, e a secretaria deve definir, até segunda-feira (1°), se haverá um novo lote.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


– Na terça, completou uma semana do lançamento e já tínhamos 2,7 mil inscritos. Esse número consolida a força da Maratona e o prestígio que o evento tem na cidade. Contra fatos não há argumentos – afirmou.


O secretário não descartou a possibilidade de que um novo lote seja aberto, embora com menos vagas. Segundo ele, a definição sobre a ampliação das inscrições será tomada até segunda. 


– Ainda não batemos o martelo sobre abrir um novo lote. Existe um custo envolvido, e fazemos questão de transparecer isso: o valor da inscrição não cobre o evento. Ele representa apenas 30% do custo total. Para se ter uma ideia, só o contrato de ambulâncias, com oito a dez veículos e equipes médicas, já é um gasto significativo. O restante vem de subsídio público, o que garante que nossa maratona seja, em média, 50% mais barata do que outras do país. O objetivo é que ela seja democrática, de acesso a todos – explicou.


Normas e segurança

Além das inscrições, a organização reforça que o evento seguirá normas rígidas de segurança. Entre as proibições está o uso de fones de ouvido durante a prova. 


– Quero convidar os corredores a refletirem sobre essa mudança cultural. Em Santa Maria, estávamos acostumados com corridas de 200, 300 pessoas, em que a logística era diferente. Mas, em uma maratona com 3 mil atletas, a segurança é muito mais sensível. Se uma pessoa corre com fone, não atrapalha. Mas se todos fizerem, vira um risco coletivo, porque o corredor deixa de ouvir o que acontece no trânsito, não percebe a dinâmica do evento nem os demais participantes – disse.


Sobre a maratona

A 3ª Maratona terá percursos de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km. O secretário ressaltou que a prova não será cancelada em caso de chuva. 


– Teremos uma tenda para acolher os corredores e o público. A maratona é mais do que correr na rua, é um momento de confraternizar e estar com os amigos por meio do esporte – afirmou.


Um ponto de atenção é o trajeto dos 10 km, que passa por trecho da ERS-509 (Faixa Velha), interditado pelo Daer. Segundo o secretário, a notícia foi recebida com preocupação, mas que já há conversas com o Daer para tentar liberar o trecho no momento da corrida:


– Recebemos essa notícia com preocupação, não apenas pela maratona, mas pelo impacto na mobilidade urbana de Santa Maria. No caso da prova, afeta apenas o retorno dos 10 km. Já estamos em diálogo com o Daer para que haja uma liberação extraordinária no momento da corrida. Não temos tempo hábil para aferir e homologar uma nova rota, então precisamos dessa solução – disse.


Entre os 10 km, uma das provas mais concorridas, já são cerca de 800 atletas confirmados. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo Horizonte jogará as quartas de final e Riograndense está eliminado do Gauchão Sub-17 A2 Anterior

Novo Horizonte jogará as quartas de final e Riograndense está eliminado do Gauchão Sub-17 A2

Elenco do Inter-SM segue rotina de treinos para encarar decisão contra o Novo Hamburgo Próximo

Elenco do Inter-SM segue rotina de treinos para encarar decisão contra o Novo Hamburgo

Esportes